A publicidade é uma forma de comunicação paga, intencional e
interessada, que visa a promoção de produtos e serviços, mas
também de causas sociais e políticas concretas.
Os anúncios publicitários têm como propósito básico persuadir os
consumidores, exibindo as qualidades e característicasmodelo (recorrendo a personalidades reconhecidas pelo público) a comprarem o produto e a obterem
satisfação com os mesmos. Mas, apesar disto tudo, as publicidades têm também desvantagens. Ás vezes, as pessoas iludem-se tanto num producto que acabam por o comprar desnecessáriamente, muitas vezes acabando com dividas que podiam ser evitadas.Outra desvantagem é o facto de alguns anuncios tornarem-se agressivas e invasoras, não respeitando os direitos dos consumidores(por exemplo: crianças e idosos etc)A publicidade também tem vantagens como:- informar sobre os produtos e serviços disponíveis, dando a conhecer diferentes tipos de um mesmo produto, permitindo ao consumidor escolher o que melhor se adapta.
- incentiva a concorrência e reduz os preços, pois quantas mais pessoas conhecerem o produto, maior será o número de potenciais compradores; quanto mais o produto vender, menor será o preço a cobrar.
- suporta grande parte dos custos dos Media. Sem publicidade não existiriam algumas televisões, rádios, jornais,revistas...
- Os anúncios são, normalmente,divertidos, coloridos,musicais e inovadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário